Acção sindical: que representatividade?
Que representatividade têm hoje os sindicatos? é a questão que inquieta José Nuno de Matos e que o conduziu num estudo de caso sobre o Sindicato de Professores da Grande Lisboa: Acção Sindical e Representatividade, publicado em 2007, pela Autonomia 27.
Num mundo de trabalho em crise com o modelo salarial, em que os empregos já não são para toda a vida e em que a precariedade aumenta à medida que decrescem os assalariados efectivos, que representatividade têm os sindicatos? Quando o Estado é o primeiro interessado no bom funcionamento dos sindicatos e estes cada vez mais se assemelham a partidos políticos ou a empresas, caçando associados a troco de descontos em determinados produtos ou serviços, que representatividade têm, hoje, os sindicatos?
Sobre isto se conversou em 24 de Novembro último, quando José Nuno Matos esteve na CasaViva a apresentar Acção Sindical e Representatividade. Não houve respostas mas o debate foi caloroso.
Algures entre as 178 páginas do livro, Zé Nuno salienta que o trabalho, ainda que continue a ser um elemento central da vida das pessoas, não pode ser mais definido como a «questão» das sociedades, e considera que o militantismo deixou de ser um monopólio operário e sindical, adquirindo um cariz multidimensional. No futuro dos sindicatos, só vê duas opções: “ou manter um modelo virtualmente representativo ou, pelo contrário, perfilhar novas formas de acção e representação, definindo-se como um novo movimento social”.
“José Nuno Matos lança um novo olhar sobre uma das estruturas sindicais que provavelmente mais irritação suscita na generalidade dos comentadores. Mas faz mais do que isto. Na verdade este livro mete-se três vezes em caminhos por hábito indevidos a uma tese de mestrado”, escreve José Neves, no prefácio. “O problema fundamental que o autor aqui se coloca não é tanto o do sindicalismo dos professores ou sequer o sindicalismo mas sim o da representatividade em geral, oferecendo-nos o autor uma leitura tendencialmente libertária e autonomista da acção política.”
Acção Sindical e Representatividade, de José Nuno Matos, está disponível para leitura na CasaViva.
Sem comentários:
Enviar um comentário