Porta 65 entreaberta
Um ano e seis dias depois da primeira vez e oito meses e dezasseis dias depois da segunda, os frics voltaram à CasaViva. Desta vez a convite do movimento Porta 65 Fechada, que promoveu, em Fevereiro, um fim-de-semana de contestação ao Porta 65, o novo programa de apoio ao arrendamento jovem. A energia da Fanfarra Recreativa e Improvisada Colher de Sopa, vulgo FRICS, abriu as hostilidades no Porto. Imprevisto prenúncio: nesse mesmo mês, no último conselho de ministros, o governo alterou algumas das regras de acesso ao Porta 65 Jovem.
O Porta 65 Jovem substituiu o anterior Incentivo ao Arrendamento Jovem (IAJ) no final do ano. Mal foi anunciado, surgiu o Porta 65 Fechada, um movimento cívico apartidário contra as regras do programa. Razões da contestação: critérios de pré-selecção “absurdos”, rendas máximas admitidas “desfasadas da realidade”, taxa de esforço que “exclui a maioria dos jovens em início de actividade profissional”, redução da duração do apoio e orçamento anual “claramente insuficiente”. A primeira fase de entrega de candidaturas ao Porta 65 Jovem decorreu entre 3 de Dezembro e 3 de Janeiro. Foram contabilizadas 3561 candidaturas, um número muito aquém das 20 mil esperadas pelo governo.
O Porta 65 Fechada reforçou a contestação, reclamando a “alteração profunda” das condições de acesso ao novo programa, através da revogação do respectivo diploma legislativo. Nesse sentido, lançou uma petição on line e entregou, a 21 de Janeiro, uma carta a Cavaco Silva, pedindo a interferência do Presidente da República.
Para dias 9 e 10 de Fevereiro, programou um fim-de-semana de contestação nalgumas cidades do país. Concretizou-se em Lisboa e no Porto, onde a tarde de domingo foi reservada a manifestações nas baixas das cidades.
No Porto, o desfile, de cerca de uma centena de pessoas, vindas de outras cidades do país, durou umas duas horas, da Praça da Batalha à Avenida dos Aliados. Indignadas com as novas regras de apoio ao arrendamento jovem, gritaram: "Porta 65 está fechada; é política de fachada". Dezoito dias depois, no último conselho de ministros do mês, o governo altera duas regras: aumenta os valores das rendas máximas admitidas e passa de 40 para 60% o peso máximo que as rendas podem ter no rendimento mensal dos candidatos. Por outro lado, alarga a possibilidade de candidatura dos antigos beneficiários do IAJ a todas as fases do Porta 65. O Porta 65 Fechada “congratulou-se com algumas das alterações”, mas “criticou a duração do apoio, o orçamento e os valores da comparticipação das rendas”, noticiou a Lusa.
FRICS com Porta 65 Fechada
Era já noite de sábado, 9 de Fevereiro, quando a Fanfarra Recreativa e Improvisada Colher de Sopa iniciou mais um memorável concerto num momento peculiar da sua carreira: um ano e seis dias depois de gravar o primeiro CD e a seis dias de fazer um ano que iniciou, em Aveiro, a Capitais*De*Distrito*Por*Ordem*Alfabética*Tour, conforme enfatizou o Sr. Silva, percussões e organeta. Acompanhavam-no, nessa noite, o Sr. Almeida, trompetes e assobios, o Sr. Costa, percussões, o Sr. Fernandes, contrabaixo, o Sr. Martins, saxofone, o Sr. Ricardo, sintetizador analógico, o Sr. Saldanha, bombardino e trombone, o Sr. Rocha, trompetes e percussões, e a Sra. Ana Luísa, guitarra e percussões, a estrear a presença feminina na fanfarra, como sempre coordenada pelo Dr. Hostilino, o Tele-Maestro.
Nessa noite, a CasaViva encheu, como um ano menos seis dias antes, no primeiro concerto que acolheu dos FRICS, que então gravaram “AbraçoVivo”. Da primeira vez, em 3 de Fevereiro de 2007, como da segunda, em 24 de Maio seguinte, a fanfarra incendiou o público.No final, guitarra e contrabaixo acompanharam Antónia Reis na apresentação do hino do movimento Porta 65 Fechada, uma adaptação de "A Casa", de Vinicius de Moraes. Depois do jantar, houve projecção de vídeos do movimento V de Vivienda que, em Espanha, luta pelo direito à habitação, mobilizando manifestações com milhares de pessoas, e de reportagens realizadas pelos media portugueses sobre o Porta 65 Jovem. O evento teve como principal objectivo mobilizar os jovens para a manifestação da tarde seguinte.
porta65fechada.net
porta65.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário