O PORQUÊ DO PICA MIOLOS

Mais do que um espaço, a CasaViva é um meio de provocação. Nunca foi um projecto meramente artístico
ou cultural. Muito menos uma ideia comercial ou pretensão de figurar no mapa da noite portuense.

A CasaViva é um esforço de cidadania, um espaço de activismo, com aspirações a anfetamina que combata a letargia
e a incapacidade de indignação. Para contrariar essa instituída forma de pensar, ser e conformadamente estar e viver.

Se o espaço é temporário, o projecto não quer ser efémero. Nasce, assim, o "Pica Miolos", folha de opiniões
numa resenha de notícias que nos foram chegando e tocando mais profunda ou especialmente.

Seguirá um critério necessariamente tendencioso, como todos os critérios editoriais
de todos os media que se dizem imparciais. Objectivo: picar miolos.

E assim participar na revolução das mentalidades desta sociedade acrítica
e bem comportada e demonstrar de que lado do activismo a CasaViva vive e resiste.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A PJ censura

Um computador foi apreendido e uma pessoa foi constituída arguida por, alegadamente, ter colocado um post na Rede Libertária.


No passado dia 10 de Setembro, pelas 8 horas da manhã, a Policia Judiciária (secção de combate ao terrorismo e banditismo) entrou numa casa em Lisboa, com mandado de busca e apreensão. Os três agentes da PJ vasculharam duas divisões da casa, tiraram fotografias, recolheram literatura, fazines e material informático, nomeadamente um computador, discos externos e dvds.


Foi constituído um arguido sob alegação de ter colocado um post na Rede Libertária. Segundo o próprio contou via email, "fui levado à secção de combate ao terrorismo e banditismo da Polícia Judiciária, na Av. Columbano Bordalo Pinheiro, onde acabei por ser informado do que sou acusado: deram-me como arguido num processo por difamação e incitação à violência. Na base deste processo está um post colocado no blog em http://redelibertaria.blogspot.com/2009/01/blog-post.html. Mostraram-me documentos (do google e da pt) que dizem ter havido uma ligação da parte de um administrador do site a partir da minha linha adsl de acesso à internet num dia do princípio de Fevereiro deste ano. Sendo que a minha rede está aberta e acessível a alguma distância da minha casa, não é possível eu conseguir saber quem terá postado o post".


Conforme se pode ler no post que a Rede Libertária publicou a dar conta da infeliz ocorrência, “o disparar para todos os lados da PJ acertou, aleatoriamente, num indivíduo que nada tem a ver com o projecto da Rede Libertária”. E, mesmo se tivesse, “é pidesca a forma como a polícia entra, remexe, vasculha, leva o que bem lhe apetece, quando bem lhe apetece, como bem lhe apetece, sempre com o selo branco do Estado”. Fazemos nossa a opinião da Rede Libertária.

Sem comentários: