O PORQUÊ DO PICA MIOLOS

Mais do que um espaço, a CasaViva é um meio de provocação. Nunca foi um projecto meramente artístico
ou cultural. Muito menos uma ideia comercial ou pretensão de figurar no mapa da noite portuense.

A CasaViva é um esforço de cidadania, um espaço de activismo, com aspirações a anfetamina que combata a letargia
e a incapacidade de indignação. Para contrariar essa instituída forma de pensar, ser e conformadamente estar e viver.

Se o espaço é temporário, o projecto não quer ser efémero. Nasce, assim, o "Pica Miolos", folha de opiniões
numa resenha de notícias que nos foram chegando e tocando mais profunda ou especialmente.

Seguirá um critério necessariamente tendencioso, como todos os critérios editoriais
de todos os media que se dizem imparciais. Objectivo: picar miolos.

E assim participar na revolução das mentalidades desta sociedade acrítica
e bem comportada e demonstrar de que lado do activismo a CasaViva vive e resiste.

sábado, 8 de novembro de 2008

O que fazes aqui?

O que estás aqui a fazer? Desprezas aqueles que consomem merda conservadora nessa televisão orientada para que sentes o cu em sofás plásticos e recebas cultura servida pelos apresentadores de modas. Então, que fazes aqui? Odeias os teus pais, o teu chefe, os teus professores. Odeias os seus valores e ambição. Tudo neles cheira mal. Fazem da tua vida algo sangrento e fora de controlo. Pensas que podes escapar fazendo crescer o cabelo, usando drogas, partindo vidros de carros, ou vindo em bando a concertos grátis. Reflectes sequer sobre o que aqui acontece, naquilo que é aqui dito e feito? Ou vens só para uns saltos e copos? Portanto… que fazes aqui?

Não compreendes que isto não é diferente daquilo que detestas? Escolhe. Noites nos bares, entretenimento televisivo, cultura de museu, missa dominical: é tudo a mesma merda. Mal te sentas, estás atolado do pescoço para cima. Queres ser livre, mas não podes. Não enquanto souberes que amanhã terás que voltar ao sistema do qual tentas fugir. Não até que destruas em ti o sistema, a autoridade, o dinheiro, a moral de rebanho e o poder.

Que diabos estás a fazer aqui? Tens que cá vir para escapar ao aborrecimento repetido todos os dias nas escolas, trabalho, chefes, pais, políticos? O sistema rodeia-te e diz-te o que fazer? Controlas a tua vida? Não ficas fodido com esta hipócrita e repressiva sociedade louca que te força a agir à sua maneira? Que pensas fazer sobre isso? Que fazes aqui? Ages? Ou ficas a assistir?

Que fazes aqui? De que te serve este espaço? Não tens outra forma de te afirmar? O mundo gravita em volta de ti e como pretendes exercer a tua liberdade? A fazer moche?

Entendes que, no dia em que decidas juntar-te a outros que pensam de forma crítica, os grandes tremem? Que o mundo não é perfeito, mas que também não está simplesmente sentado à espera que o alteres a teu bel-prazer? Queres conquistar a tua liberdade ou deixar que uma suposta liberdade te seja servida a um preço módico, a prestações, como as jornadas do futebol? Não faltam razões para a revolta, mas porquê revoltares-te a propósito de nada e só pela simples razão de ter a liberdade de ser humano nesta casa? Quando te tirarem essa liberdade, que vais fazer? Procurar outra CasaViva? Bem podes procurar, não há outra CasaViva. Não enquanto não houver vontade de a criar dentro de cada um.

Os isqueiros de criança assustam-te ou dão-te vontade de acender nas calças dos que mandam? Aqui não se manda, nem se quer fazer obedecer. Não devia ser preciso pedir-te que te comportes racionalmente. Não devia ser preciso implorar-te que sejas activo na mudança para uma sociedade diferente. A nossa.

O que fazes aqui?

Sem comentários: